Consulta pública: população pode opinar sobre licitação que vai escolher empresa para operar linhas do BRT Metropolitano
11/11/2024
Para participar, os cidadãos devem enviar, até o dia 25 de novembro, a contribuição por formulário. Confira os detalhes. BRT Metropolitano está em construção e conecta Belém, Ananindeua e Marituba.
Marcelo Souza / Ag. Pará
A Agência de Controle e Regulação dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran) abriu nesta segunda-feira (11) uma consulta pública para a população opinar e participar do processo, com perguntas e contribuições, sobre a etapa de escolha da empresa que deve operar os ônibus do BRT Metropolitano, na Grande Belém.
Para participar, os cidadãos devem enviar, até o dia 25 de novembro, a contribuição por formulário, disponível no portal artran.pa.gov.br.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O governo do Pará garantiu a aquisição dos 265 ônibus, que circularão no sistema BRT Metropolitano, com financiamento do governo federal, realizado por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, com financiamento via Caixa Econômica.
Ônibus elétrico em teste para uso no BRT Metropolitano.
Ag. Pará
De acordo com a Artran, dos 265 veículos adquiridos, 40 são elétricos e 225 do modelo 'Diesel Euro 6', que emite menos poluição do que os ônibus que circulam atualmente na Região Metropolitana de Belém.
A previsão para o início de chegada dos ônibus é a partir do próximo mês de dezembro, segundo a agência.
Consulta Pública
A Artran confirmou que a escolha da empresa que irá operar o sistema será feita por licitação pública. De acordo com a agência, todas as propostas da consulta pública serão respondidas, por e-mail, ao término do período oficial de submissão.
"É importante que a população participe. [...] Você pode fazer o seu questionamento, sua pergunta, ou apenas um comentário", explicou o diretor de Regulação e Planejamento da Artran, Cláudio Conde.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.