Proa de embarcação antiga descoberta em Belém é retirada de local de obras para a COP 30
14/01/2025
Objeto foi descoberto no dia 12 de agosto de 2024, durante a construção do Parque Linear da Doca. Retirada de parte do barco só ocorreu agora e é feito em etapas. Achado arqueológico foi retirado das obras da COP em Belém
TV Liberal/Reprodução
A proa da embarcação metálica encontrada durante as escavações para a construção do Parque Linear da Doca, em Belém, foi retirada da área na noite de segnda-feira (13). O local recebe obras para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
A embarcação metálica antiga foi descoberta no dia 12 de agosto de 2024, durante uma das obras da COP 30, na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal.
Segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o achado arqueológico é considerado único para a região, pois, até o momento, ainda não havia notícias sobre achados do gênero, encontrado a partir de escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.
Achado arqueológico é retirado de local das obras da COP
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) informou que o processo de resgate do achado arqueológico está sendo realizado em etapas, e que já foram retirados dois dos três segmentos da embarcação.
Ainda segundo o órgão, o processo está sendo executado pela empresa responsável pela obra da Nova Doca, por meio de uma equipe de arqueologia e restauração, que é encarregada do estudo do objeto.
Os segmentos estão sendo transportados para a área de estacionamento de uma faculdade particular localizada na Doca, onde passarão por um processo de restauro antes de serem expostos em um museu.
LEIA TAMBÉM:
Embarcação metálica é descoberta em obra da COP 30, em Belém; 'Achado é considerado único', diz Iphan
Profundidade de embarcação metálica descoberta em obra da COP 30 em Belém deve ser determinada após estudos, diz Iphan